Faz anos que estou pra redigir essa matéria, mas só agora consegui tempo de atualizar o blog com novas matérias. Vou contar isso, porque não quero que você, caro leitor, seja feito de gato e sapato como eu vi tantas pessoas sendo feitas durante o tempo que trabalhei com isso. Eu poderia ter deixado pra lá, ou nem se quer ter me sentido encomodado com as maracutaias que eles praticam lá, MAS, eu venho de uma familia que chegou a perder TUDO, mas que NUNCA se deixou corromper, meu sobrenome carrega Honestidade, Dignidade e Moralidade, e fiz uma promessa aos meus avós antes de morrerem, que eu os orgulharia, custe o que custar.
Neste artigo, terei que substituir alguns nomes reais, por nomes ficticios, para evitar problemas judiciais, se você tem um pouco de imaginação, vai saber de que marcas estou falando.
Tudo começou em 2013, quando consegui um emprego em uma assistencia tecnica modesta daqui do bairro. Eu já tinha trabalhado em outras antes, já tinha experiencia, e nesse caso, um grande amigo meu que já trabalhava lá, me indicou, e por isso consegui o emprego. Meus empregadores não eram pessoas más, e tão pouco faziam maracutaias, eramos uma loja de informatica mediana, tipica de loja de bairro, até então, apenas fazendo reparos para os moradores da região, e algumas vezes arrematando lotes de informática que precisavam de alguma revisão. Então algum tempo depois, meu patrão conseguiu uma oportunidade de melhorar a demanda de serviço da loja, recebendo serviços de OUTRA assistencia tecnica, que aparentemente não estava dando conta do serviço. Até aí, nada de mais, isso é comum. Receberiamos MENOS que o valor que costumavamos cobrar de cliente de balcão (na verdade MUITO menos, chegando a mais de 1/4 do valor de balcão) mas que em contra-partida, seria muitos serviços entrando todo dia, então o lucro viria na rotatividade. Bom, para alguem que não gosta de trabalhar, lógicamente viria isso com maus olhos, mas não sou desse tipo, e basta se colocar no lugar do patrão, do que adianta pagar funcionários para eles ficarem na internet esperando serviço entrar?
O serviço começou a chegar, e nos foi explicado que vinha de uma assistencia AUTORIZADA, então não poderiamos colocar nosso selo de garantia, ou usar dados OEM na formatação (dados OEM é basicamente colocar o nome da sua loja, e seu telefone, em um lugar do Windows, para que seja mostrado nas propriedades do computador). Ou seja, essa assistencia autorizada, não queria que os clientes deles, ficassem sabendo que o serviço foi feito em outro lugar (terceirizado).
Já começa por aí o problema...
Por aí, você já vê que começou errado. Qualquer um pode abrir um CNPJ de assistencia tecnica, mas uma AUTORIZADA, é como uma "pós-graduação", é um titulo, um mérito, que deve ser conquistado, tem requisitos, normas e regras. Tudo isso é bem arrisca, e não é facil de conseguir. Quem fornece o "AUTORIZADA" pra assistencia, é a MARCA que essa assistencia vai prestar serviços, por exemplo, para ser uma autorizada Acer, você precisa preencher todos os requisitos que a Acer pedir (tamanho do local, localização, quantidade de funcionarios, extintores de incendio, carga de trabalho, ventilação, etc...) alem de obedecer a um contrato, com regras, das quais a principal delas é que SÓ VOCÊ PODE BOTAR A MÃO NO EQUIPAMENTO, sendo impossivel terceirizar. Afinal, você acaba sendo um representante da marca, e se fosse pra terceirizar, então eles teriam que dar o "autorizada" para o terceiro, não para você.
As assistencias autorizadas, pegam principalmente, produtos que estão em garantia, e apresentaram algum problema, a autorizada, é tambem, "a garantia" - no conceito de loja. Você vai estar entregando seu celular ou computador, cheio de dados pessoais, dados de contas bancarias, senhas, para um representante daquela marca, que você deposita fé, confiança. Repassar o serviço, é repassar o equipamento contendo seus dados, para um estranho, da qual você não deu fé, não confia, não conhece, e o principal: sem sua autorização (você nem fica sabendo).
O que eles faziam:
Basicamente, nós eramos como aqueles coitados dos bolivianos que trabalham no Brás costurando roupas: Faziamos todo trabalho pesado, e ganhavamos uma merreca, eles ficavam com todo credito pelo serviço, e botavam uma grana no bolso, apenas para ter o trabalho de enfiar um monte de equipamento no carro e descarregar lá onde eu trabalhava. Aliás, nem esse trabalho eles tinham, nós é que tinhamos que ir buscar lá, na maioria das vezes!
A lei...
Sobre autorizada terceirizar: A lei diz que pode-se terceirizar, quando se trata de uma subsidiaria, que tenha vinculo contratual com a empresa mãe, e que o consumidor deve levar o serviço diretamente na empresa terceirizada, inclusive, o ICMS é recolhido como se fosse da empresa mãe, por todos serviços prestados.
Prazo: A lei, mais precisamente o Codigo de Defesa do Consumidor, Art. 18, estipula que toda e qualquer assistencia autorizada (ou assistencia comum, mas que receba um equipamento com problema dentro do prazo de garantia), tem o prazo de 30 dias corridos para solucionar o problema. Se a assistencia não conseguir resolver o problema, o consumidor pode exigir a troca do equipamento por um novo, exigir a devolução do valor que pagou, ou abatimento proporcional ao preço (esse se aplica por exemplo se o mouse do pc deu problema, ao invés de devolver o pc inteiro, eles te devolvem o valor que custaria só o mouse). Ou seja é um prazo apertado para descobrir um problema de placa mãe de notebook por exemplo.
As regras deles...
Eles simplesmente nos repassaram as regras que deram a eles: Tinhamos menos de 30 dias para resolver cada maquina, deu conserto bem, não deu, pau no nosso cu, trabalhou atoa, devolve o serviço. E é claro que eles foram se enrolando, e com isso, foram estrangulando mais ainda esse prazo, até chegar em UMA SEMANA de prazo, da qual nós tinhamos que deixar o serviço de bairro na prateleira pra dar conta do deles a tempo.
Agora a bosta vai feder...
Eles eram uma assistencia autorizada da "Joinha", a marca "Joinha" é uma grande marca em um certo país onde reina a corrupção, e não é só isso, a Joinha, tambem presta serviços de assistencia tecnica, para outras marcas. Não entendeu? Eu te explico: A Joinha era a loja da garantia das marcas Harry Potter, Sonia Maio, Fioco, Começou comprando errado, Ei-C. Veja bem se você me entende: Você vai no Shopping do centro da sua cidade, compra um notebook da marca renomada Sonia Maio, que custa quase o preço de um carro, pensando que vai ter qualidade, mas o dia que precisa levar na garantia, a presadora de serviços, e representante da marca Sonia Vaio, é a bosta da marca Joinha, seu equipamento vai ser consertado pelos pé rapados da Joinha, legal né? Quer saber o que é mais legal? Vc tem o Sonia Maio aí? Já leu o que ta escrito em baixo dele? PRODUZIDO NA ZONA FRANCA DE MANAUS. Sabe o que isso significa? Não? Bom, significa que as peças pra montar ele, vieram da china, viajaram de avião até Manaus, entraram na fabrica da JOINHA, e inteiro foi montado pelos funcionarios da JOINHA. E não estou falando de encaixar pecinhas não, estou falando de todo processo de fabricação da placa mãe, solda de chips, capacitores, diodos, plugues... Tudo da JOINHA. Legal né? Seu caro equipamento de grife, é apenas um pé rapado enrustido.
Achou ruim? Agora vem a sobremesa: Lembra que eles tem prazos né? Bom, eles tambem eram uma autorizada. Mas, a maioria das autorizadas NÃO FICA FAZENDO REPARO DE PLACA JUSTAMENTE POR CAUSA DOS PRAZOS APERTADOS, as autorizadas fazem um chamado na JOINHA, e esta, envia uma placa mãe novinha pra por no computador ou notebook do cliente. Mas porque caralhos eles mandavam pra nós consertarmos? Simples: O cara tinha um mega esquema.
Continua na Parte 2...
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