A História do (Desenvolvimento do) Sega Dreamcast (PT2)

A História do (Desenvolvimento do) Sega Dreamcast (PT2)

NVIDIA e V08



            Neste momento, a Sega fez parceria com a empresa gráfica em ascensão, NVIDIA , que fez sua primeira placa de vídeo, a NV1 , baseada no hardware Sega Saturn (até mesmo permitindo que os controladores Saturn fossem conectados através de uma segunda placa). No entanto, a NVIDIA teve dificuldade em convencer a Sega de que a tecnologia era o futuro - a Sega já estava cética devido ao sucesso inicial do PlayStation e, embora a Sega tenha convertido vários jogos do Saturn para se beneficiar do NV1, as vendas da placa de vídeo foram ruins.

            A NVIDIA estava, no entanto, trabalhando em um sucessor, a NV2, que compartilhava uma arquitetura semelhante a da NV1, mas aumentou sua potencia para torná-la mais competitiva. A Sega e a NVIDIA trabalharam brevemente para trazer essa tecnologia para os consoles na forma do projeto Saturn V08 , mas a ideia foi arquivada após uma forte exibição das rivais 3Dfx, e depois de uma demonstração fracassada da tecnologia.

Eclipse



            Durante o final de 1995, começaram a se espalhar rumores de um add-on de "64 bits" para o Saturn, codinome "Eclipse"  - algo que foi negado publicamente pela Sega. Eclipse foi pensado para ser um novo console ou uma acessório de upgrade para fazer uso da porta de expansão do Saturn, no entanto, o plano se saiu pior do que o Sega 32X com os desenvolvedores e foi descartado.

Pouco se sabe sobre o projeto Eclipse, ou se ele existiu além de um estágio de conceito aproximado.

3DO M2 e DVD



            Em 1991, o fundador da Electronic Arts Trip Hawkins deixou a empresa para iniciar um novo empreendimento - a 3DO Company , com o objetivo de entrar no lucrativo mercado de consoles de videogame com um sistema de ponta, o apropriadamente chamado 3DO Interactive Multiplayer. A 3DO Company projetaria as especificações e, no que foi considerado um movimento inovador na época, licenciaria a tecnologia para fabricantes de eletrônicos que construiriam os consoles. O objetivo era criar um padrão semelhante ao que é geralmente visto nas indústrias de música e cinema e, de certa forma, seguir as tradições estabelecidas pelo IBM PC e MSX no Japão.

            No entanto, quando foi lançado no final de outubro de 1993, o 3DO era muito caro e incapaz de competir efetivamente com as gigantes Sega, Nintendo e posteriormente a Sony. No final de 1994, a empresa anunciou um add-on para o 3DO, que mais tarde se tornaria seu próprio console separado, com o codinome "M2". Durante grande parte de meados da década de 1990, o M2 foi objeto de muita discussão, considerado um dispositivo poderoso mais do que capaz de ameaçar a concorrência.

            No início de 1996, o M2 estava atualmente na fase de ser uma plataforma de arcade, sendo vendido para a gigante japonesa de eletrônicos Matsushita (agora conhecida tambem como Panasonic). Nessa época, a Sega, presumivelmente descontente com os atrasos da Lockheed Martin, entrou em discussões com a empresa, potencialmente sugerindo um plano para abandonar completamente sua plataforma Model 3.

            Em fevereiro, a Sega encomendou alguns kits de desenvolvimento M2 em um acordo que os faria fornecer ao sistema jogos exclusivos,  mas ao longo das semanas e meses, as negociações fracassaram. Inevitavelmente, uma mistura de egos e relatos de mau desempenho levou a Sega a abandonar o projeto M2 logo depois, e a placa Sega Model 3 foi finalizada e colocada no mercado. O Model 3 seria o último acordo da Sega com a Lockheed Martin - as duas empresas se separariam logo depois, então o projeto "Saturn 2" da Lockheed Martin foi efetivamente colocado de lado.

            A Sega inicialmente negou que estivesse conversando com Matsushita sobre o M2, mas estava explorando as possibilidades por trás do próximo padrão de disco DVD (Matsushita sendo um membro fundador do DVD Forum (junto com a Sony )). A Sega iria trabalhar com a empresa para utilizar a tecnologia de DVD no entretenimento doméstico,  embora pareça ter tido pouco resultado disso. Hideki Sato afirmou que sua equipe queria usar DVD, mas o formato era muito caro e seu "ambiente de desenvolvimento era um grande problema".

            Aliás, a Sega mais tarde fez parceria com a Yamaha para criar o padrão GD-ROM para uso em seu console mais recente. Isso manteve os custos iniciais baixos, pois a Sega não teve que pagar royalties ao DVD Forum, embora a Sega insistisse que o DVD permanecesse uma opção para o futuro. A Matsushita mais tarde cancelaria abruptamente o projeto M2 pouco antes do lançamento em meados de 1997 e, eventualmente, forneceria a tecnologia de disco por trás do Nintendo GameCube, Wii e Wii U.





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