Direct X - A Evolução [Parte lV]

Direct X - A Evolução [Parte lV]




Unreal Tournament 2003 (DirectX 8.0)


Apenas dois meses depois, DirectX 8.0 foi lançado em Novembro de 2000, seguido pela versão 8.0a (que foi a última versão com suporte para Windows 95), em Fevereiro de 2001. Esta versão do DirectX suportada processadores gráficos programáveis ​​e, portanto, tinha suporte para Pixel e Vertex Shader processamento. Geforce 3 foi o único GPU com esse recurso na época. É preciso dizer que este foi um dos pontos de viragem no cronograma de desenvolvimento DirectX como tinha começado mostrando a flexibilidade que não foi possível em sua API rival - OpenGL. DirectDraw também foi eliminada como uma API separada e seus recursos foram tomados por Direct3D.






Max Payne 2 (DirectX 8.1)

DirectX 8.1 foi lançado para Windows XP, Windows Server 2003 e Xbox em outubro de 2001, enquanto a variante mais um (RC7) foi lançado para os sistemas operacionais mais antigos. O objetivo principal deste lançamento foi o de simplificar a programação do Direct3D, que foi considerado muito difícil no DirectX 8.0. Este adicionada aos recursos do DirectX 8.0 com suporte para Pixel Shader 1.4 contra 1.3 na versão anterior, juntamente com o recurso Tesselation. As placas gráficas da ATI, como a Radeon 8500, beneficiaram deste como suporte a esse recurso encontrado em alguns jogos, enquanto o chip gráfico NVIDIA no momento suportado apenas Pixel Shader versão 1.3. Havia pequenas atualizações para esta versão incluindo DirectX 8.2, que acrescentou DirectPlay 8.2.




Far Cry (DirectX 9)


A próxima grande versão do DirectX foi a 9.0 e este com suporte a Pixel Shader e Vertex Shader versão 2.0 (conhecidos coletivamente como Shader Model 2.0). Este foi lançado em dezembro de 2002. Mais uma vez, a ATI estava na vanguarda com suporte a estes novos recursos, enquanto a NVIDIA ainda ficou para trás. As características notáveis ​​foram adicionados Língua Shader de Alto Nível (HLSL), alvos de renderização múltiplas, formatos de textura de ponto flutuante e pesquisas de textura. Houve também a versão 9Ex Direct3D que era exclusivo para o Windows Vista e ele usou o Windows Display Driver Model (WDDM). Ele é considerado como Windows Graphics Foundation (WGF) 1.0. Permitiu memória gráfica para ser paginadas para a memória do sistema para que operações de gráficos ser interrompido e programado.





Tom Clancy's Splinter Cell (DirectX 9.0c)

Windows XP SP2 atualizou a versão do DirectX 9.0c para em agosto de 2004, enquanto ele estava também disponível como um download separado para Windows 98 e Windows ME, em dezembro de 2006. Esta versão foi uma grande atualização, uma vez que tinha suporte para Shader Model 3,0. Desta vez, chipsets NVIDIA teve suporte de hardware para 3,0 SM, enquanto a ATI ainda estava preso em SM 2.0. DirectX 9.0c, desde então, vem recebendo bi-mensal de atualizações de outubro de 2004 a agosto de 2007 e, em seguida, atualizações trimestrais, para acompanhar a evolução de hardware novo.




Assassin's Creed (DirectX 10)


Em novembro de 2006, a próxima versão do DirectX, que foi a versão 10 (também conhecida anteriormente como WGF 2.0), não foi liberado como um redistribuível, mas empacotado junto com o Windows Vista como um exclusivo OS. SM 4.0 foi introduzido nesta versão. Embora tenha havido várias tentativas para a porta esta versão para o Windows XP, que foi apenas parcialmente bem sucedida.




Stormrise (DirectX 10.1)

DirectX 10.1 foi distribuído como parte do Windows Vista SP1 e Windows Server 2008 e incluiu o componente atualizado Direct3D 10.1. Ele só adicionado aos subconjuntos de DirectX 10.0 e acrescentou recursos como SM 4.1, suporte obrigatório para 4x antialiasing, e ponto 32-bit obrigatório flutuante de filtragem para complacência com esta norma API. Ele foi lançado em fevereiro de 2008. Neste ponto do tempo, só tinha chips gráficos ATI suportam 10,1 Direct3D, enquanto NVIDIA foram um passo para trás com Direct3D 10. Runtime 10,1 Direct3D pode ser executado em qualquer hardware compatível com Direct3D 10.0, para a maioria dos jogos nunca implementado suporte para este novo subconjunto.




DiRT 2 (DirectX 11)

A versão mais recente - DirectX 11 - foi lançado junto com o Windows 7 beta e RC e também está disponível para o Windows Vista por meio do SP2. A versão do Windows 7 foi lançado com esta mesma versão do DirectX. Entre muitas coisas introduzidas, uma das características mais importantes foram adicionados 4,1 SM e padrões para a utilização de propósito geral da GPU ou a GP-GPU. Tesselation, que era uma característica que foi anteriormente introduzido no DirectX 8.1 e, em seguida, removido na próxima versão, também vai ser reintroduzido.Além disso, não há WARP (Windows Platform Rasterization Avançada), que irá permitir que o software de emulação de todas as funcionalidades desta versão, então será possível a utilização de hardware não suportar DirectX 11. 

O Direct X 11.1 foi anunciado para março de 2013, trará algumas melhorias de performace, em comparação a sua antiga versão, alem de suporte a novos Pixel Shaders, e recursos de renderização, o Windows 8 trará esta API como parte integrante do sistema.

Parte III

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