"Jeitinhos" baratos de pintar seu carro (PARTE II) - - Blog do Rikintosh -

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domingo, 18 de março de 2018

"Jeitinhos" baratos de pintar seu carro (PARTE II)



Preparando o carro


Eu recomendo desmontar o maximo que você puder do veiculo, tirar retrovisores, borrachões laterais, farois e até mesmo parachoques, para facilitar e ajudar a ter um melhor resultado do serviço, se você precisa trocar alguma peça da carroceria, o momento é agora.



Desamassamento e massa


Geralmente amassados que não tem vincos, voltam facilmente. Algumas vezes você pode ter um amassado no paralama que foi apenas de alguem se encostar no carro, ou um amassado na porta que foi apenas um encostão de outro carro durante uma baliza. Nestes casos você pode desamassar simplesmente pressionando a chapa pelo outro lado. Outras vezes, você pode fazer isso, e dar umas batitinhas nas bordas do amassado para fixa-lo de volta na posição que deveria estar. Muita gente ja conhece, mas vou deixar aqui o truque do choque termico:


No caso de precisar de usar massa plástica, leia as instruções na embalagem, a massa plastica é catalisada, por isso, precisa que você pingue algumas gotinhas de catalisador (que vem junto com ela) no produto. JAMAIS pingue o catalisador direto na embalagem, ou você vai estragar tudo! Toda vez que for usar massa plastica, retire-a da embalagem a quantidade que for usar, e misture o catalisador em outro lugar (em cima de um azulejo por exemplo). Sempre use superficies não aderentes, lisas, como azulejo, plastico, metal... Evite usar o papelão, pois ele vai "sugar" o catalisador, durante a mistura.

Quando for misturar, não use a mesma espatula para pegar mais massa dentro da lata, pois a espatula que você usou ja esta com massa misturada com catalisador, e isso irá estragar a massa de dentro da lata, evite contaminar a massa da lata com a massa que voce ja tirou da lata. Durante o processo de mistura, eu recomendo que você misture fazendo movimentos circulares, e depois disso, faça um "estica e puxa" com a massa, espalhando sobre a superficie, e depois recolhendo, isso ajuda a tirar as bolhinhas de ar que ficam na massa.

Seja rápido, pois depois que misturar a massa, você tem poucos minutos para aplica-la antes que endureça. Quanto mais gotinhas de catalisador você colocar, mais rapido ela vai secar. Outra dica, é passe ela em camadas, se você precisa nivelar uma supercie, não passe tudo de uma vez pra tapar o buraco, passe uma camada, espere secar, lixe, depois passe outra, se não, não fica bom.

Preparação


Antes de pintar, é obvio que a lataria precisa estar preparada para receber a tinta, caso contrario, a tinta irá grudar na sujeira e não na camada abaixo. De uma boa lavada no carro, usando um bom detergente, e lembrando de lavar lugares dificeis como onde as borrachas cobrem a lataria, atras dos farois, e etc... Faça uma limpeza detalhada, em seguida, é OBRIGATÓRIO lixar todo o carro, esta parte é bem chata, mas é o minimo necessário para ter um bom resultado.


Na imagem acima podemos entender um pouco melhor a importancia da lixa, correndo a lixa na pintura velha, você literalmente TIRA um pouco do verniz (ou tinta caso ja esteja queimado), e com isso você tambem tira (ou ameniza) os riscos, sujeiras que ficam impregnadas, e deixa a base onde a tinta (ou primer) vai pousar, mais "virgem". Olhando a olho nú, o verniz da pintura de um carro parece lisinho, por ser brilhante, mas na verdade olhando com um microscópio ele é poroso, isso significa que as sujeiras grudam nele, e mesmo depois de lavar, não saem, sendo necessário a famosa clay-bar para tira-las sem danificar o verniz, ou uma lixa que irá desbastar o verniz, deixando com menos sulcos porosos, e arrancando a sujeira dele.

É recomendavel começar lixando com uma lixa bem abrasiva (poderosa) quando menor for o numero da lixa, mais abrasiva ela é (mais rustica), por isso, para lixar pintura queimada, ou massa, é recomendavel começar usando uma lixa forte, como a lixa 80, ou mais abrasiva, e depois disso, ir passando para lixas menos abrasivas que vão tirar os riscos que a anterior deixou, e melhorar o acabamento.




Começando o serviço


Com tudo em mãos, é hora de definir que tipo de abordagem você terá com seu carro, você pode pinta-lo com um compressor, com um aerógrafo, com spray, com rolinho e pincel, ou até mesmo envelopa-lo, vale tudo para melhorar a aparência do carrinho dentro do seu orçamento.Vou abordar cada uma dessas possibilidades a seguir.

1. Pintando com o compressor


Sabemos que os melhores resultados são obtidos com um compressor, porem nem todos tem um ao seu alcance, se você tiver um, pode até economizar dinheiro com a tinta, ja que ele a distribui de forma melhor sobre a lataria do carro, do que das outras formas. O ideal para pintar um carro, é um daqueles compressores grandes com um grande cilindro de ar comprimido, uma boa pistola, um desumidificador, em fim... Mas como já disse anteriormente, nem todos tem acesso a um assim, então o jeito é se virar como pode...





No caso da pintura com o compressor, a primeira coisa que você tem que fazer, é escolher bem a area onde vai fazer o serviço, se for na garagem de casa, é bom forrar até as paredes com jornal, e avisar os vizinhos para afastarem seus carros, pois o compressor gera uma fumaça de moleculas de tinta que pode pousar no carro dos outros e estragar a pintura.

Tambem é importante que o local seja o mais limpo possivel, e por isso não é nem um pouco recomendado fazer isso no meio da rua, imagine depois de pintar o carro todo, o vento trazer um panfleto que pousa sobre a tinta fresca do carro? Ou uma folha de arvore cair sobre a tinta, ou até mesmo um passarinho cagar em cima! Se sua garagem for aberta, uma boa ideia é cobri-la com uma lona, tenda ou até mesmo sacos de lixo emendados com fita sela-caixa.

No caso de usar compressores pequenos, eu recomendo parar o serviço a cada 30 minutos para deixa-lo esfriar um pouco, para evitar danificar o motorzinho do compressor (especialmente os mais baratos).

CONTINUA NA PARTE III

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