Direct X - A Evolução [Parte l] - - Blog do Rikintosh -

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sábado, 20 de outubro de 2012

Direct X - A Evolução [Parte l]


O Microsoft DirectX é um conjunto de API (Application Programming Interfaces) que se destina a lidar com tarefas multimídia, como áudio, vídeo e jogos. É composto de vários componentes diferentes, sendo eles: Direct3D, DirectPlay, DirectDraw, DirectSound, DirectSound3D, DirectMusic, etc, cada uma atendendo a um conjunto de funções de forma dedicada. Hoje DirectX é onipresente - se você tiver o Windows, ele tem o DirectX. DirectX teve suas origens humildes, e neste artigo vamos ver como ele subiu para a posição que está desfrutando hoje.



Antes do desenvolvimento do DirectX, Microsoft estava usado OpenGL para tarefas relacionadas com gráficos 3D e empacotado junto com o Windows NT. Enquanto o OpenGL virou um software para pcs "high-end", a Microsoft quis projetar uma alternativa leve para que o usuário de PC em geral poderá fazer uso de pelo menos algumas das funções encontradas em OpenGL.




Tudo começou em 1994, quando a Microsoft estava se preparando para lançar seu novo sistema operacional Windows 95, que era radicalmente diferente de seus sistemas operacionais anteriores. Durante esse tempo, o sucesso de um sistema operacional que depender do que aplicativos que rodam nele. Quando o sistema operacional foi mostrado para os desenvolvedores (desenvolvedores de jogos em geral), não eram muito otimistas com a perspectiva de executar jogos neste novo sistema operacional. Eles sentiram que o MS-DOS era uma melhor plataforma de jogos, uma vez que era mais leve em recursos e permitiu o acesso direto ao hardware de jogos. Windows 95, por outro lado não permitia o acesso direto ao hardware, devido ao seu modelo de memória protegida.


Algo tinha de ser feito para aliviar a situação, especialmente porque o tempo estava passando, e o lançamento do novo sistema operacional estava perto. O desenvolvedor Craig Eisler, Alex St. John e o gestor de software Eric Engstrom trabalharam contra o tempo para encontrar uma solução e, finalmente, chegou a uma API que trazia apenas o que era necessário. A nova API permitido o acesso direto ao baixo nível de recursos de hardware de computador e uma vez que era uma coleção de APIs começando com a palavra "direto", foi nomeado o DirectX.



Durante esta era, os consoles foram consideradas como as plataformas viáveis ​​apenas para jogos e o DirectX no PC era um sério desafio para o mundo dos jogos de console. Os programadores trabalharam para obter o beta pronto para o Computer Game Developers Conference (CGDC), em abril de 1995. A situação era tão apertado que o CDs API chegou, literalmente, um pouco antes da apresentação da Microsoft ao vivo! Fabricantes de placas de vídeo em geral adoraram, era o que a Microsoft precisava.


Parte II

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